Cursos
- Home
- Cursos Clincog
- Page 4
Avaliação Neuropsicológica na Deficiência Intelectual
O curso de avaliação neuropsicológica na Deficiência Intelectual tem como objetivo principal preparar o profissional com ferramentas essenciais para o processo de avaliação desta população, proporcionando um olhar apurado, uma boa compreensão acerca das dificuldades deste processo, discutindo casos reais e oferendo dicas fundamentais para a prática clínica.
Aulas gravadas.
Carga horária: 9 horas
Ministrado por Natalie H. van Cleef Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pela IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pela CFP
(ABAS-3) Sistema de Avaliação do Comportamento Adaptativo 3ª Ed
ABAS 3 é um instrumento que permite a avaliação completa das habilidades adaptativas de zero a 89 anos.
O curso Abordará:
– Aplicação das escalas
– Correção detalhada e interpretação de resultados
– Elaboração de intervenção com base nos resultados
ABAS-3 é útil para avaliar atrasos no desenvolvimento, distúrbio de espectro do autismo, deficiência intelectual, distúrbios neuropsicológicos, dificuldades de aprendizagem e deficiências sensoriais ou físicas.
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutoranda em Psicologia – IPUSP
Mestre em Ciências – FMUSP
Especialista em Neuropsicologia – CFP
Avaliação Neuropsicológica Avançada do Transtorno do Espectro Autista
Objetivo: Conhecer e discutir as possibilidades de avaliação baseada no uso de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos, os diferentes enfoques para interpretação dos resultados, possibilidades de adaptação nas situações de testagem.
Diferentes objetivos da avaliação psicológica e neuropsicológica nos TEA.
Os diferentes níveis de escalas de rastreio.
Adaptações possíveis na condução da testagem.
Variabilidade cognitiva e estabelecimento de perfis cognitivos nos TEA.
Principais déficits cognitivos observados nos TEA.
Uso da avaliação para auxílio no diagnóstico diferencial.
Da avaliação à intervenção (estratégias utilizadas em função de déficits cognitivos específicos).
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Tatiana Mecca
Psicóloga. Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie. Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP.
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
O WCST é um instrumento mundialmente utilizado para avaliaçao das funçoes executivas e é considerado por muitos como um teste “padrao ouro” para avaliação deste constructo. A aplicaçao, correçao e interpretaçao podem se tornar um desafio para o avaliador, como observamos com frequência na pratica clinica. Por este motivo, este curso tem como objetivo nao somente ensinar a aplicação, mas principalmente clarificar e simplificar a correção e discutir a interpretação, que abrange diferentes aspectos do funcionamento executivo.
Em um segundo momento o curso traz ainda a versão reduzida e modificada do teste, com discussão acerca dos beneficios e limitações destas versões alternativas.
Aulas gravadas.
Carga horária: 2:30 horas
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
É Doutoranda em Psicologia pelo IPUSP,
Mestre em Ciências pela FMUSP,
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Avaliação Neuropsicologia da Epilepsia
Características do eletroencefalograma
Definição de epilepsia
Subtipos mais comuns
Avaliação pré e pós cirúrgica
Estudos de caso
Protocolo de avaliação
Aulas gravadas.
Carga horária: 3 horas
Kelly Cristina de Carvalho Freitas
Neuropsicóloga (CDN-SP), Mestre em Ciências (UNIFESP)
Psicóloga da APAE-SP
Professora e supervisora do CETCC
Colaboradora em pesquisa ICHC, Neuropsicóloga do INISP
Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)
Objetivo: Compreender pressupostos teórico-metodológicos da linguagem necessários para o processo de identificação e caracterização de suas alterações, assim como desvendar a avaliação das afasias.
Simplificando a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, prosódia, semântica e pragmática.
Para além das parafasias: compreendendo as manifestações nas alterações de linguagem.
Desvendando a MTL tarefa por tarefa:
Emissão oral e gráfica, compreensão oral e gráfica, praxia não verbal e cálculo.
Aplicação, registro, pontuação, interpretação e normas de desempenho por idade e escolaridade.
Discussão de casos clínicos.
Público-alvo: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Linguista, Psiquiatra, Neurologista.
Aulas gravadas.
Carga horária: 8 horas
Ministrado por Mônica Kerr
Fonoaudióloga formada pela UNIFESP-EPM
Mestre em Linguística Clínica pela UCP-PT
Especialista em Neuropsicologia pelo CFFa e fundadora da Rede Afasia Brasil