Psicopedagogia
- Home
- Cursos Clincog
- Psicopedagogia
BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura
Obtenha uma compreensão profunda e abrangente no campo da avaliação cognitiva da habilidade de leitura com o curso “BACOLE – Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura”.
A BACOLE foi desenvolvida para avaliar diferentes processos cognitivos que interagem no momento da leitura em alunos do 4º ao 9º ano escolar, sendo composta por 4 diferentes testes:
- Teste Cloze de Compreensão – TCCL, o qual oferece uma medida geral de compreensão de leitura de texto narrativo e expositivo. (já disponível pela editora Memnon).
- Teste de Repetição de Palavras – TRP, o qual permite inferir qual estratégia de leitura o aluno está utilizando no reconhecimento de palavras (já disponível pela editora Memnon).
- Teste de Compreensão Oral – TCO, o qual oferece diferentes medidas como de compreensão oral do aluno, como a capacidade de fazer inferências e compreender metáforas (no prelo).
- Teste de Fluência de Leitura – TFL, o qual oferece diferentes medidas relacionadas à fluência de leitura: velocidade, acurácia, ritmo, entonação, entre outras (no prelo).
Ao se inscrever neste curso, você será imerso em uma exploração minuciosa da BACOLE, especialmente nos dois primeiros testes já comercializados e no manual teórico essencial para a análise clínica dos resultados obtidos pelos testes.
Ler com compreensão é uma habilidade complexa na qual interagem diferentes processos cognitivos. Assim como um motor de um automóvel é composto por diferentes mecanismos, a habilidade de leitura envolve diferentes componentes. Diferentes estudos com base na Neurociência Cognitiva da Leitura apontam que saber identificar com precisão qual ou quais destes componentes podem estar comprometidos torna a intervenção mais rápida e eficaz.
Ao se inscrever neste curso você aprenderá sobre:
– Principais modelos cognitivos que explicam como a habilidade de leitura se desenvolve de modo geral.
– Modelos de reconhecimento de palavras e de compreensão de textos que embasaram a interpretação de diferentes medidas da bateria.
– Características psicométricas que garantem a qualidade dos testes da BACOLE.
– Diferentes aspectos de todos os 4 testes que compõem a bateria.
– Aplicação, Correção e Interpretação do TCCL e TRP.
– Estudos de casos reais envolvendo a aplicação dos instrumentos e como eles contribuíram para o diagnóstico diferencial de alguns alunos.
Ao concluir esta capacitação, você estará equipado com conhecimentos e ferramentas essenciais para uma avaliação abrangente da habilidade de leitura tanto em contexto clínico quanto escolar.
Curso online e ao vivo, nos dias 14, 21 e 28 de agosto de 2024, das 19h00 às 22h00.
São 9 horas de conteúdo e com 6 meses para ver e rever.
Investimento:
PRIMEIRO LOTE até o dia 30 de abril: de R$499 por apenas R$399.
SEGUNDO LOTE do dia 1ª de maio ao dia 30 junho: de R$499 por apenas R$449.
A partir do dia 1º junho: R$499
Importante, após o lançamento esse curso não estará mais disponível para inscrições.
Ministrado por Gabriel Rodriguez Brito
Pedagogo, com especialização em psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Cume Espaço de Desenvolvimento Cognitivo.
Autor da Bateria de Avaliação Cognitiva da Leitura (BACOLE) e do livro “Superação, dislexia tem solução”, além de outros capítulos e artigos científicos.
Inscreva-se agora!
📩 para mais informações e inscrições acesse a sua plataforma www.clincog.com.br ou no WhatsApp 11.988131707.
Modelo HiTOP – A Remodelação do Diagnóstico em Transtornos Neuropsiquiátricos
MASTERCLASS DE PSICOPATOLOGIA I
Vamos reconstituir a classificação dos transtornos mentais para além dos descritores do DSM-5-TR, refletindo que cada quadro psiquiátrico possui componentes, estados e traços que se sobrepõem a outros quadros. Pensar as psicopatologias é pensar em dimensões, não em categorias. Uma profunda mudança de perspectiva para a clínica neuropsi de tais diagnósticos.
Carga horária – 3h
Dia 01/08, das 19h às 22h
Investimento: R$99,00
Contribuições da avaliação de inteligência para a intervenção psicopedagógica
Você, psicopedagogo, quando recebe uma avaliação neuropsicológica, sabe utilizar os escores da WISC para te auxiliar no planejamento da intervenção?
Sabe quais informações os escores te oferecem?
Esse curso é voltado para auxiliar profissionais não psicólogos a compreender as informações sobre inteligência que aparecem nos laudos neuropsicológicos.
Não será ensinado nada sobre aplicação do instrumento, o não serão apresentados. Mas você aprenderá a compreender as informações que são oferecidas nos laudos.
- Mais de 37 palestras e 55,5 horas de conteúdo
- PROJETO AO VIVO Treinamento de teste de software de ponta a ponta incluído
- Aprenda os conceitos básicos de teste de software e automação com um instrutor profissional em sua própria mesa
- Treinamento prático repleto de informações, desde o básico até técnicas de teste avançadas
- Mais adequado para usuários de nível iniciante a avançado e que aprendem mais rápido quando demonstrado
- Conteúdo do curso elaborado considerando a tecnologia atual de teste de software e o mercado de trabalho
- Trabalhos práticos no final de cada sessão
- Experiência de aprendizagem prática com trabalho de projeto ao vivo e exemplos
Reabilitação Neuropsicológica Holística
Planejando intervenções focadas no dia a dia.
– Aspectos fundamentais da reabilitação neuropsicológica
– Caminhos possíveis para a intervenção neuropsicológica (restauração, compensação e modificação de demandas)
– Como montar um plano de reabilitação com enfoque em melhorar o dia a dia do seu paciente?
– Estratégias de reabilitação
9 horas de curso
Com a Dra. Priscila Covre
6 meses para ver e rever.
R$540,00
Priscila Covre é psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP, 2011) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CTC-VEDA, 2016). Fez mestrado (2007) e doutorado (2013) no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na University of York (2008-2009), sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill (2009) em Ely, na Inglaterra. Atuou como psicóloga pesquisadora do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN- REAB) entre 2006 e 2012. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência em Psicoterapia e Neuropsicologia clínica.
Dúvidas: 11.9 8866 2625.
Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)
Objetivo: Compreender pressupostos teórico-metodológicos da linguagem necessários para o processo de identificação e caracterização de suas alterações, assim como desvendar a avaliação das afasias.
Simplificando a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, prosódia, semântica e pragmática.
Para além das parafasias: compreendendo as manifestações nas alterações de linguagem.
Desvendando a MTL tarefa por tarefa:
Emissão oral e gráfica, compreensão oral e gráfica, praxia não verbal e cálculo.
Aplicação, registro, pontuação, interpretação e normas de desempenho por idade e escolaridade.
Discussão de casos clínicos.
Público-alvo: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Linguista, Psiquiatra, Neurologista.
Aulas gravadas.
Carga horária: 8 horas
Ministrado por Mônica Kerr
Fonoaudióloga formada pela UNIFESP-EPM
Mestre em Linguística Clínica pela UCP-PT
Especialista em Neuropsicologia pelo CFFa e fundadora da Rede Afasia Brasil