Neuropsicologia
Tarefas para Avaliação Neuropsicológica – Usando e Abusando dos Livros Coloridos!
Um verdadeiro arsenal de instrumentos para você turbinar sua técnica de avaliação.
Venha conhecer e se aprofundar nas tarefas dos Livros Verde, Roxo e Azul!
São três sábados, cada um dedicado a um livro.
– 10/04 – Livro Verde (tarefas para crianças)
1) Tarefa de Fluência Verbal (Livre, Fonêmica e Semântica) e sua análise quantitativa e qualitativa APROFUNDADA;
2) Hayling Infantil
3) Geração Aleatória de Números
4) Discurso Narrativo Oral Infantil
5) Discurso Narrativo Escrito Infantil
– 17/04 – Livro Roxo (tarefas para adultos e idosos)
1) Geração Aleatória de Números
2) Tarefa do Hotel
3) Escala de Avaliação de Competências do Paciente
4) Teste das Trilhas
5) Teste Wisconsin Modificado
6) Análises de Produção das Tarefas de Fluência Verbal
7) Discurso Narrativo por Estímulo Visual
8) Escala Melbourne de Tomada de Decisão
9) Frequência de Hábitos de Leitura e Escrita
– 24/04 – Livro Azul (tarefas para adultos e idosos)
1) Teste de Evocação Seletiva Livre e Com Pistas – TESLIP
2) Teste de Ruche de Aprendizagem Visuoespacial
3) Teste de Nomeação e Reconhecimento Visual – TENOM
4) Teste de Estimativas e Inferências Cognitivas – TEIC
5) Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento – BALE
6) Tarefa de Fluência Verbal de Verbos
Das 9h às 13h – Online.
Carga horária: 12 horas
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Gean Antônio de Paula
Neuropsicólogo pelo dpto. de Neurologia do HCFMUSP, psicólogo especialista em TCC pela PUCPR e em Saúde Mental pela UFPR.
TDAH – Reabilitação Infantil
O curso de reab para TDAH infantil vai prover o passo-a-passo para um trabalho de sucesso. Juntos vamos:
1) Compreender o contexto da criança e as possibilidades de intervenção
2) Levantamento de metas
3) Utilização de escalas personalizadas
4) Algumas ferramentas, como e quando utilizá-las
5) Como mensurar seus resultados e apresentá-los à família
6) O que não fazer em reab de TDAH
O conteúdo permite o diálogo entre a teoria e o dia-a-dia da clínica e o objetivo principal é ensinar princípios aos nossos alunos para que ele tenha confiança e segurança na hora de escolher suas ferramentas ou dispensar outras.
Aulas gravadas.
Carga horária: 6 horas.
Ministrado por Waleska Souza
Psicóloga (UFG), Mestranda em Neurociências Aplicadas (IoPPN) do King College Londres. Pós graduada em Reabilitação cognitiva e Neuropsicologia (Nepneuro).
Neuropsicologia Forense
Abordará a inserção da avaliação neuropsicológica no contexto forense com associação de casos nas varas civil e penal.
Aulas gravadas.
Carga horária: 04 horas.
Ministrado por Antônio de Pádua Serafim
Doutor em Ciências (FMUSP), Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia
Forense do IPq/HCFMUSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento-IPUSP e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista. Membro do GT ANPEPP: Prevenção, avaliação e intervenção em Psicologia Forense nos diferentes contextos da violência
Neuropsicologia Escolar
A gente acha que entende sobre Neuropsicologia Escolar, mas podemos nos surpreender muito com o alcance que a nossa prática pode ter nese campo de atuação. Pois a CLINCOG MAIS convidou a neuropsicóloga Marjorie Thibez, especialista e dedicadíssima na interface entre os processos escolares e a neuropsicologia, para nos ensinar sobre esse campo de atuação.
Um curso avançado, onde seremos apresentados a questões envolvendo legislações, transtornos atendidos pela atuação do neuropsicólogo escolar, intervenções interdisciplinares e as especificidades de cada programa, tais como os voltados para crianças com altas habilidades, com transtornos de aprendizagem, com deficiêcia intelecutal, com transtorno do espectro autista, entre outros.
Aulas gravadas.
Carga horária: 8 horas.
Ministrado por Marjorie Thibes Ruiz
Psicóloga, Neuropsicóloga clínica e escolar.
Especial Memória
Com a palavra, o seu professor: “Abordarei as noçõess relevantes teóricas e práticas no contexto das avaliações clássicas de memória assim como dados oriundos de novos paradigmas disponíveis no Brasil. Farei a interação entre as principais patologias que são comumente acompanhadas de alterações de memória com os sistemas e processos mnésicos envolvido. Neste contexto, colocarei em dia as noções teóricas e estudos que permitem dissociar os diversos sistemas e processos envolvidos na memorização. Finalizarei com informações que permitem evitar cometer erros teóricos ao abordar e descrever as alterações de memória com pacientes, familia e nos laudos.”
Aulas gravadas.
Carga horária: 2 horas.
Ministrado por François Jean Delaere
Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia (Conselho Federal de Psicologia). Mestre em Psicologia das Aprendizagens e Deficiências (Université Libre de Bruxelles, Bélgica). Fundador e supervisor do Centro de Estudo da Memória e dos Distúrbios Cognitivos (CEMDiC). Supervisor do Serviço de Neuropsicologia do Centro de Epilepsia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). Professor de pós-graduação em curso de especialização em Neuropsicologia
Pfister Básico
Histórico do Teste das pirâmides coloridas de Pfister
Utilização na avaliação psicológica brasileira
Instruções de aplicação
Mensuração
Interpretação básica
Aulas gravadas.
Carga horária: 4:30 horas
Ministrado por Fernando Padovan
Psicólogo, Psicoterapeuta; Mestre em avaliação psicológica e saúde mental; Sócio fundador do Instituto Dramatriz de psicodrama;
Professor de pós graduação em cursos de especialização nas instituições, IPOG/GO, USCS/SP, FIP/PA, UNIGRAD/BA, PIO X/SE, entre outras
Avaliação Neuropsicológica da Comunicação pela Bateria MAC
Atenção à ementa do curso Avaliação Neuropsicológica da Comunicação pela Bateria MAC que acontece já dia 14 e 16 de julho num valor mais do que promocional.
Além da MAC abordaremos outros testes ricos para a avaliação da linguagem no TEA, AVC e Traumatismos crânio-encefálicos.
– Perturbações da comunicação
– Processamento pragmático-inferencial
– Inferência: cognição, memória, funções executivas e linguagem
– Processamento discursivo: anatomia, produção e compreensão
– Processamento prosódico: anatomia, percepção e compreensão
– Processamento léxico-semântico
– Avaliação da comunicação pela Bateria MAC
As suas tarefas, objetivos, estímulos, aplicação, registro e interpretação
– Exercícios de compreensão das inferências lógicas, pragmáticas e causais.
– Tarefas de gerenciamento do implícito
Aulas gravadas.
Carga horária: 5 horas.
Ministrado por Mônica Kerr
Fonoaudióloga (UNIFESP-EPM)
Mestre em Linguística Clínica (UCP-PT)
Especialista em Neuropsicologia (CFFa) e
fundadora da Rede Afasia Brasil.
TEA – Casos Desafiadores
O que fazer quando o óbvio não aparece?
Da anamnese a devolutiva, o curso abordará o passo a passo do processo de avaliação para pessoas com sintomatologias compatíveis com TEA leve após a primeira infância, utilizando instrumentos normatizados, escalas de rastreio, aspectos de cognição social, mas sobretudo com o olhar qualitativo, e enfoque na observação estruturada, que oferece subsídios para a descrição e analise adequada dos instrumentos mais apropriados para cada perfil de paciente, proporcionando um olhar para os aspectos a serem melhor investigados e como interpretá-los.
Aulas gravadas.
Carga horária: 2 horas
Ministrado por Camyla Azevedo
Neuropsicóloga – IPq/HC
Coordena equipe de Neuropsicologia do ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante – UNIFESP
Acreditação pela Universitat (Barcelona) para escalas de diagnóstico em Autismo (ADOS 2 e ADI-R)
Cognição Social
Curso sobre Cognição Social
Tópicos abordados no curso:
– Conceito de cognição social
– O cérebro social
– Alterações de cognição social na infância.
– Desenvolvimento e avaliação neuropsicológica cognitiva.
– Estratégias para intervenção
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Ministrado por Tatiana Mecca
Psicóloga. Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie. Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP.
Neupsilin – Adulto e Idoso
O Neupsilin Adulto é um teste neuropsicológico breve que avalia componentes de oito funções neuropsicológicas, ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento. O público alvo do teste são adolescentes e adultos com idade entre 12 a 90 anos.
O objetivo do curso é capacitar quanto a aplicação, correção e interpretação do Neupsilin no que se refere as análises quantificavas e qualitativas.
Público alvo: Psicólogos, fonoaudiólogos e estudantes de psicologia e fonoaudiologia
Aulas gravadas.
Carga horária: 6 horas
Ministrado por Natalie H. van Cleef Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Neupsilin Infantil
O Neupsilin Infantil é um teste neuropsicológico breve que permite aos profissionais compreenderem o funcionamento cognitivo das crianças, auxiliando no diagnóstico, prognóstico e no planejamento terapêutico.
Objetivo: O objetivo do curso é capacitar quanto a aplicação, correção e interpretação do Neupsilin Infantil, no que se refere as análises quantificavas e qualitativas.
Público-alvo: Psicólogos, fonoaudiólogos e estudantes de psicologia e fonoaudiologia.
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Ministrado por Natalie H. van Cleef Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Curso das Escalas Bayley III
Apresentação da escala, regras de aplicação e interrupção; Correção e interpretação das escalas cognitiva, motricidade e de linguagem; Correção e interpretação do Questionário Socioemocional e da Escala do Comportamento Adaptativo; Pontuação de crescimento; Mensurar a idade de desenvolvimento; Perfis de desempenho em grupos clínicos; Como descrever os resultados no relatório.
Aulas gravadas.
Carga horária: 5 horas
Ministrado por Natalie H. van Cleef Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pelo IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em neuropsicologia pela CFP
Avaliação Neuropsicológica na Deficiência Intelectual
O curso de avaliação neuropsicológica na Deficiência Intelectual tem como objetivo principal preparar o profissional com ferramentas essenciais para o processo de avaliação desta população, proporcionando um olhar apurado, uma boa compreensão acerca das dificuldades deste processo, discutindo casos reais e oferendo dicas fundamentais para a prática clínica.
Aulas gravadas.
Carga horária: 9 horas
Ministrado por Natalie H. van Cleef Banaskiwitz
Doutora em Psicologia pela IPUSP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Especialista em Neuropsicologia pela CFP
(ABAS-3) Sistema de Avaliação do Comportamento Adaptativo 3ª Ed
ABAS 3 é um instrumento que permite a avaliação completa das habilidades adaptativas de zero a 89 anos.
O curso Abordará:
– Aplicação das escalas
– Correção detalhada e interpretação de resultados
– Elaboração de intervenção com base nos resultados
ABAS-3 é útil para avaliar atrasos no desenvolvimento, distúrbio de espectro do autismo, deficiência intelectual, distúrbios neuropsicológicos, dificuldades de aprendizagem e deficiências sensoriais ou físicas.
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
Doutoranda em Psicologia – IPUSP
Mestre em Ciências – FMUSP
Especialista em Neuropsicologia – CFP
Avaliação Neuropsicológica Avançada do Transtorno do Espectro Autista
Objetivo: Conhecer e discutir as possibilidades de avaliação baseada no uso de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos, os diferentes enfoques para interpretação dos resultados, possibilidades de adaptação nas situações de testagem.
Diferentes objetivos da avaliação psicológica e neuropsicológica nos TEA.
Os diferentes níveis de escalas de rastreio.
Adaptações possíveis na condução da testagem.
Variabilidade cognitiva e estabelecimento de perfis cognitivos nos TEA.
Principais déficits cognitivos observados nos TEA.
Uso da avaliação para auxílio no diagnóstico diferencial.
Da avaliação à intervenção (estratégias utilizadas em função de déficits cognitivos específicos).
Aulas gravadas.
Carga horária: 4 horas
Tatiana Mecca
Psicóloga. Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie. Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP.
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas
O WCST é um instrumento mundialmente utilizado para avaliaçao das funçoes executivas e é considerado por muitos como um teste “padrao ouro” para avaliação deste constructo. A aplicaçao, correçao e interpretaçao podem se tornar um desafio para o avaliador, como observamos com frequência na pratica clinica. Por este motivo, este curso tem como objetivo nao somente ensinar a aplicação, mas principalmente clarificar e simplificar a correção e discutir a interpretação, que abrange diferentes aspectos do funcionamento executivo.
Em um segundo momento o curso traz ainda a versão reduzida e modificada do teste, com discussão acerca dos beneficios e limitações destas versões alternativas.
Aulas gravadas.
Carga horária: 2:30 horas
Ministrado por Natalie Banaskiwitz
É Doutoranda em Psicologia pelo IPUSP,
Mestre em Ciências pela FMUSP,
Especialista em Neuropsicologia pelo CFP
Avaliação Neuropsicologia da Epilepsia
Características do eletroencefalograma
Definição de epilepsia
Subtipos mais comuns
Avaliação pré e pós cirúrgica
Estudos de caso
Protocolo de avaliação
Aulas gravadas.
Carga horária: 3 horas
Kelly Cristina de Carvalho Freitas
Neuropsicóloga (CDN-SP), Mestre em Ciências (UNIFESP)
Psicóloga da APAE-SP
Professora e supervisora do CETCC
Colaboradora em pesquisa ICHC, Neuropsicóloga do INISP
Avaliação de linguagem pela Bateria Montreal Toulouse (MTL)
Objetivo: Compreender pressupostos teórico-metodológicos da linguagem necessários para o processo de identificação e caracterização de suas alterações, assim como desvendar a avaliação das afasias.
Simplificando a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, prosódia, semântica e pragmática.
Para além das parafasias: compreendendo as manifestações nas alterações de linguagem.
Desvendando a MTL tarefa por tarefa:
Emissão oral e gráfica, compreensão oral e gráfica, praxia não verbal e cálculo.
Aplicação, registro, pontuação, interpretação e normas de desempenho por idade e escolaridade.
Discussão de casos clínicos.
Público-alvo: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, Linguista, Psiquiatra, Neurologista.
Aulas gravadas.
Carga horária: 8 horas
Ministrado por Mônica Kerr
Fonoaudióloga formada pela UNIFESP-EPM
Mestre em Linguística Clínica pela UCP-PT
Especialista em Neuropsicologia pelo CFFa e fundadora da Rede Afasia Brasil